Carregando...

Carregando...

O Sport Club Internacional segue investindo em uma formação cada vez mais completa para as atletas do futebol feminino. Desde 2025, o Clube conta com o trabalho da estagiária de Psicologia Juliana Zagury, que atua junto às categorias de base e à equipe profissional das Gurias Coloradas, com supervisão do psicólogo do futebol masculino.
A psicologia esportiva tem papel fundamental no ambiente de alto rendimento, contribuindo diretamente para a saúde mental, o desenvolvimento pessoal e a performance dentro de campo. Segundo Juliana, o acompanhamento psicológico é um dos pilares para o desempenho esportivo.
“A psicologia pode ser considerada um dos pilares da performance no esporte de alto rendimento, já que existem diversos estressores que podem interferir na vida e no desempenho de um atleta. Uma questão pessoal, por exemplo, pode acabar impactando diretamente na entrega dentro de campo”, explica.
Cada vez mais presente na rotina dos clubes, o trabalho psicológico não está ligado apenas ao tratamento de questões emocionais, mas também à potencialização do rendimento esportivo.
“O cuidado com a saúde mental não significa necessariamente que o atleta tenha algum problema. O trabalho da psicologia busca potencializar o mental, o que influencia na performance e, consequentemente, nos resultados”, completa.
As intervenções psicológicas acontecem tanto de forma individual quanto em grupo. A partir do acompanhamento diário, observação dos treinos e da rotina das atletas, é possível identificar demandas específicas de cada jogadora e também necessidades coletivas da equipe.
Com base nesse mapeamento, são planejadas intervenções personalizadas, oferecendo suporte psicológico, promovendo ações preventivas e auxiliando tanto em questões pessoais quanto em demandas relacionadas à performance esportiva.
“As intervenções buscam atender desde questões extracampo até aspectos ligados ao desempenho individual e coletivo dentro do jogo”, destaca Juliana.
Além do atendimento psicológico, o trabalho desenvolvido no Internacional envolve o treinamento mental e o aprimoramento de habilidades cognitivas importantes para o futebol, como atenção, tomada de decisão e memória. Também fazem parte das atividades ações voltadas ao desenvolvimento de liderança e à análise organizacional.
A psicologia está totalmente inserida na rotina da comissão técnica, atuando de forma integrada com as demais áreas do Clube.
“A psicologia nunca atua sozinha. Buscamos sempre o trabalho interdisciplinar, em parceria com as áreas da saúde, além dos setores técnico, físico e tático”, explica.
O trabalho desenvolvido reforça o compromisso do Sport Club Internacional com a formação integral das atletas, promovendo não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também o cuidado com o bem-estar mental, essencial para a construção de uma equipe cada vez mais forte dentro e fora de campo.